A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLÓGICO
A cultura é algo próprio e essencial do ser humano ao ponto de decidir sobre aspectos da nossa vida. Interfere em nossas opções, hábitos, costumes e é exatamente através das decisões que tomamos que podemos visualizar.
As mudanças são constantes e se não nos adaptarmos podemos ser arratados por elas, ao ponto de perdermos a noção das coisas, colocando em risco nossas próprias vidas. Como exemplo podemos citar o caso dos Africanos que ao serem arrancados de seu país, foram obrigados a se distanciar do seu povo e de sua cultura, perdendo sua identidade e a vontade de viver, ou seja, passaram a vegetar, só esperando a morte chegar. O caso das doenças psicossomáticas, que são fortemente influenciadas pelos padrões culturais, como quando alguém acredita que a combinação de leite com manga faz mal ao estômago, e por acreditar, acaba se sentindo mal.
Em cada cultura podemos observar os diferentes horários que as pessoas sentem fome. Como no Brasil, onde estamos condicionados a sentir fome ao meio-dia.
A fome e os alimentos ingeridos também são fatores de cunho cultural. Para os brasileiros é comum um café com pão pela manhã; já para os japoneses no café da manhã a refeição, mais importante, é completíssima. Britânicos e indianos consomem chá, no entanto, diferentemente, os ingleses são pontuais no consumo, fazendo do chá uma leve refeição no fim da tarde enquanto indianos o tomam pela manhã e a noite e na maioria das vezes o chá é do tipo preto. café do brasileiro café do japonês
Com isto podemos dizer que como estão incluidos num contexto histórico/ cultural, tiveram seu plano biológico alterado. Ou seja, tanto os costumes, as crenças e as tradições de uma determinada sociedade, de fato, afeta no plano biológico do indivíduo causando visíveis modificações.