A CULTURA GREGA e CONQUISTA DA MACEDÔNIA
O resto dos gregos que faziam parte da cultura GREGA CLASSICA, conservam-se principalmente em ATENAS, ESPARTA, MICENAS, ARGOS e outros sítios, enquanto as esculturas e outros objetos de arte exibidos nos museus gregos (nacional, de Heracléia, da acrópole etc.), lembrança permanente da copiosa herança cultural helênica, que continuava viva na educação dos gregos.
Dentro da cultura grega tinha diversos tipos de classes sociais, existiam poetas (foram os que mais se destacaram), músicos, pintores, escultores, pesquisadores e etc., a grande ênfase era a literatura, grandes autores revelarão suas obras a respeito da Grécia e si, com, por exemplo, Fernando Pessoa um grande escritor da historia cultura da Grécia.
Os jogos olímpicos surgiram na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, em homenagens aos deuses. Os gregos também tiveram fortes contribuições para o surgimento da filosofia (surgiu na Grécia Antiga no século V a.C.), os filósofos mais conhecidos dessa época foram PLATÃO (considerado o pai da filosofia) e SÓCRATES, dois grandes estudiosos.
CONQUISTA DA MACEDÔNIA
A Macedônia Antiga tem sua História vinculada aos povos que habitavam a região da Grécia na antiguidade. Segundo estudos arqueológicos, os Ante-Passados dos Macedônicos se situam no começo da idade do Bronze, a partir do ano 700 a.C. o povo denominado macedônico emigrou para leste, no comando de AMINTAS I.
A Macedônia alcançou uma posição hegemônica dentro da Grécia durante o reinado de FELIPE II (que durou de 356- 336 a.C.), Alexandre o grande filho de Felipe II assumiu o poder e levou os exércitos da Macedônia ao Egito, e derrotou o Império Persa. Alexandre também contribuiu para a cultura grega no oriente, fundou muitas cidades e promover a fusão da cultura grega com a dos povos conquistados, dando a origem ao que se chama helenístico.