A Cultura Escrita: situações cotidianas de leitura e escrita na Educação Infantil
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa
TEMA: A Cultura Escrita: situações cotidianas de leitura e escrita na Educação Infantil
OBJETIVOS:
Analisar quais são as situações em que a cultura escrita se mostra presente na vida cotidiana das crianças
Observar de que maneira é utilizada a cultura escrita em sala de aula
Compreender o quanto é importante a cultura escrita para o futuro processo de alfabetização formal
JUSTIFICATIVA:
Este tema foi escolhido, pois acredito na importância de proporcionar às crianças, desde cedo, um ambiente no qual possam ter acesso à leitura e escrita, assim como a cultura escrita que já trazem em sua “bagagem” possa ser valorizada. As crianças vivem em um mundo rodeado por uma cultura visual que abrange não somente as figuras que elas enxergam, mas o modo como leem estas figuras também; propagandas em outdoors, letreiros de supermercados e fast food, rótulos, entre outros. O projeto de pesquisa visa compreender como é utilizada a cultura escrita que a criança carrega consigo e quais são os possíveis efeitos que poderá ter na alfabetização formal.
REVISÃO DA LITERATURA:
A expressão “cultura escrita” foi utilizada pela pesquisadora argentina Emilia Ferreiro, argumentando que essa cultura vai sendo construída de acordo com o contexto social no qual é inserida a língua escrita, ocorrendo muito antes do ensino formal que a escola traz. Piccoli e Camini (2012) citam exemplos de situações cuja cultura escrita está inserida
[...] As crianças carregam consigo pequenos cadernos ou blocos de notas para também “agendar seus compromissos” e “fazer suas anotações” ou que se sentam no sofá em postura ereta, segurando uma revista com ambas as mãos, produzindo gestos leitores ao realizarem suas próprias leituras. (CAMINI, PICCOLI, 2012, p. 18)
Neste mesmo livro, as autoras trazem que as crianças no contexto urbano estão