Alfabetização e Letramento
EDILENE FERNANDES DE ALMEIDA
OS CONTEXTOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sarzedo – MG.
2013
EDILENE FERNANDES DE ALMEIDA
OS CONTEXTOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto IPEMIG/FACEL como requisito para obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento.
Sarzedo – MG.
2013
ALMEIDA, Edilene Fernandes. Trabalho de conclusão de curso. Sarzedo: IPEMIG/FACEL, 2013. Especialização em Alfabetização e Letramento.
RESUMO
A educação na sociedade contemporânea tem buscado se adequar na realidade do indivíduo, considerando que esse mesmo indivíduo, desde a infância, está inserido nas práticas discursivas mediadas pelas tecnologias e pelos meios de comunicação. No seu caráter formativo, torna-se imprescindível para a escola a adoção e a consecução de recursos pedagógicos que promova no aluno o desejo de buscar, renovar e validar a todo o momento os conhecimentos. Contextualizando esses anseios em estudos de inúmeros autores, percebe-se que a escola já dispõe de recursos suficientes para que a criança conquiste a sua autonomia na sociedade, que são a Alfabetização e o Letramento. Consistido numa reflexão de cunho teórico, este artigo objetiva adentrar nas análises de estudiosos destes temas, fundamentando-se nas pesquisas bibliográficas que demonstram ser esse o caminho que conduz à eficiência do ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse sentido, entender os significados do termo letramento, que nos contextos sociais abaliza a competência da alfabetização no âmbito escolar, validando suas práticas. Entretanto, embora sejam comumente conformados num único processo, alfabetizar e letrar apresentam suas peculiaridades individuais, complementando-se. Assim sendo, apresenta-se neste trabalho algumas observações sobre a