A cultura da Região Sul
Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da planta. Eles atuam direta ou indiretamente sobre os tecidos e órgãos que os produzem, produzindo respostas fisiológicas como a floração, o crescimento e o amadurecimento dos frutos. Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, atuam nas diferentes partes da planta: na raiz, no caule, nas folhas, flores e frutos.
OBJETIVO
O objetivo da realização deste trabalho é a definição de três hormônios vegetais específicos. Os fitormônios em questão são as Auxinas, o Gás etileno e as Giberelinas.
DESENVOLVIMENTO
Os hormônios vegetais mais conhecidos são as auxinas, que têm relação com a regulação do crescimento do vegetal. A ação da auxina ocorre na parede celular do vegetal, ela ocasiona a distensão e consequentemente o crescimento do mesmo. Ela controla o movimento das plantas em relação à luz. Quando a planta é iluminada somente de um lado, as auxinas migram para a região com menos iluminação, o que causa um alongamento celular e faz com que a plante se curve em direção à fonte de luz. O nome dessa ação é fototropismo. Quando uma planta se curva na direção da luz é um fototropismo positivo, e quando ela se curva para o lado oposto é fototropismo negativo. As auxinas também auxiliam no geotropismo, uma resposta dos vegetais à força da gravidade. Esta resposta resulta no crescimento da parte aérea da planta na direção oposta à força da gravidade, chamada de geotropismo negativo, e no crescimento das raízes em direção da força gravitacional, chamado de geotropismo positivo.
O etileno é um hormônio vegetal presente em todos os órgãos vegetais e em alguns fungos. Sintetizado a partir da metionina, o gás etileno atua em baixas concentrações, fazendo parte da regulação da maioria dos processos de desenvolvimento das plantas. O etileno realiza a biossíntese em diversos tecidos como resposta ao estresse, principalmente nos tecidos