cultura regiao sul
As festas tradicionais da região são as festas da uva e a Oktoberfest, festa tradicional vinda da Alemanha.
Por ser uma região de temperaturas mais baixas a culinária é rica em calorias. Os pratos típicos da região variam conforme o estado, mas o que predomina é o churrasco, peixes e frutos do mar, arroz carreteiro, rabada, barreado, chimarrão, tererê, café colonial, cuca, pinhão, marreco, entre outros.
http://www.sempretops.com/estudo/diversidade-cultural/ http://culinariabrasileiraregional.blogspot.com.br/2012/05/sul_7153.html http://papodehomem.com.br/comidas-estranhas-e-iguarias-exoticas-ao-redor-do-mundo/ http://curiosidadeseculturas.blogspot.com.br/2010/08/comidas-exoticas-para-estomagos-fortes.html A Cultura da Região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.
Curitiba foi eleita em 2003 a "Capital da Cultura das Américas" pela entidade CAC-ACC e sediou o evento COP 8 MOP 3 da ONU de 20 a 31 de março de 2006.
Curiosamente, com a migração dos sulistas em busca de novas áreas para plantio de soja, a partir da década de 1970, notou-se forte influência na região Centro-Oeste, a partir do Mato Grosso do Sul. A partir de Campo Grande, a cultura sulista se enraizou pelo interior do Estado, que hoje tem na música sulista a forte característica musical dos bailes, surgindo como principais ritmos populares o Vanerão, o Xote (na sua versão gaúcha) e o Chamamé (já de influência paraguaia), surgindo neste estado novos