A crise do desemprego
DANIELA NUNES DE JESUS
A CRISE DO DESEMPREGO
ICÓ – CE
2011
DANIELA NUNES DE JESUS
Trabalho apresentado à disciplina de Trabalho e Sociabilidade do Curso de Serviço Social da Faculdade Vale do Salgado – FVS sob orientação da professora Nayana Santos.
ICÓ – CE
2011
Resumo
Este artigo propoê-se a discutir sobre o desemprego um problema peculiar dos tempos modernos que afeta diretamente a vida do individuo, onde o mesmo é sua único meio de sobrevivência.Tendo também como conseqüência a perda de nossa identidade, uma vez que desempregados nos sentimos incapazes de satisfazer nossas necessidades e de nossa família.Com a globalização e a invasão da tecnologia, diminuiu cada vez mais o trabalho vivo, acarretando no aumento do desemprego como a diminuição de postos de trabalho em muitos setores da economia.Com isso surge a necessidade de buscar novas alternativas de renda.E para minimizar os efeitos da crise os serviços em casa esta sendo essa nova forma alternativa.
Palavras chaves- Desemprego, identidade, globalização, educação e renda.
Introdução
A atual realidade no mundo moderno é a crise do desemprego um assunto de extrema seriedade que afeta a vida de milhares de pessoas. Hoje o ser humano tem que se adentrar no sistema capitalista para ser reconhecido pela sociedade, ou seja, o mesmo se torna sujeito quando detém da produção e do consumo para aquecer a economia. Assim o desemprego traz uma conseqüência radical como a perda da nossa identidade e uma grande mudança em nossas vidas que nos levam a comportamentos anti-sociais através de nossas angustias e aflições por não ter como suprir as nossas necessidades nos tornando isolados pela sociedade e não reconhecidos como sujeitos. Diversos fatores contribuem com o aumento do desemprego dentre eles é importante citar “a baixa qualificação de mão de obra causada por uma educação precária e