a crise da razão
1. (Fuvest - ADAPTADO) Madalena é física. Isso se deve a influência de sua mãe que foi professora emérita na faculdade onde lecionou. A figura adiante representa um dos experimentos de Madalena. Ele consiste em um objeto A colocado a uma distância de 2,0 m de um espelho plano S, e uma lâmpada L colocada à distância de 6,0 m do espelho.
Calcule a distância percorrida por esse raio.
2. (Fuvest - ADAPTADO) Adote: velocidade da luz = 3.108 m/s.
João sempre gostou de acompanhar seu pai no serviço do mesmo. O pai de João é fotógrafo e já montou a sua própria máquina com caixa de papelão. Por influência do pai
João construiu a sua própria caixa, mas o experimento não deu muito certo e ele agora a utiliza para outras experiências, como esta a seguir: Um feixe de luz entra no interior da caixa retangular de João, de altura L, espelhada internamente, através de uma abertura A.
O feixe, após sofrer 5 reflexões, sai da caixa por um orifício B depois de decorrido 108 segundos. Os ângulos formados pela direção do feixe e o segmento AB estão indicados na figura adiante. Calcule o comprimento do segmento AB.
3. (Fuvest - ADAPTADO) Davi é filho de equilibristas. Se espelhando nos pais ele tenta equilibrar uma régua seguindo uma linha pintada no chão. Davi se olha em um espelho plano vertical, pela abertura de uma porta, com 1m de largura, paralela ao espelho, conforme a figura e o esquema a seguir.
Segurando uma régua longa, ele a mantém na posição horizontal, e paralela ao espelho e na altura dos ombros, para avaliar os limites da região que consegue enxergar através do espelho (limite D, à sua direita, e limite E, à sua esquerda).
Identifique D e E no esquema, estimando, em metros, a distância L entre esses dois pontos da régua. 4. Beto seguiu os passos do pai e trabalha consertando relógios. Como também curte física ele fica fazendo experimentos. Beto observa a imagem de um relógio conjugada por um espelho plano vertical.