A criatividade nas organizações
A criatividade é a relação com a inovação ,e agora o foco é a criatividade como um fenomeno social.Nesse contexto destacamos a economia criativa e o empreendedorismo social.
ECONOMIA CRIATIVA
A economia criativa segundo o autor John Howkins no livro ”A economia criativa”publicado em 2001,consiste de atividade nos quais individuos exercitam a sua imaginação explorando o valor economico.Os seus processos que envolvem como principais recursos produtivos : criação,produção e distribuição de produtos e serviços ,usando o conhecimento,a criatividade e o capital intelectual.
A economia criativa se utiliza das indistrias criativas,que a classificação da organização divide em quatro categorias:patrimônio cultural,artes,midia e criações funcionais.
A criatividade social obriga-nos a encontrar espaços melhores em nossas escolas,universidades,organizações comunitarias e locais de trabalhos para falar, ouvir,partilhar e criar,onde a língua de aprendizagem nos permite entregar sua voz e todas as vozes possam ser ouvidas.Onde o potencial criativo dos seres humanos pode ser realizado em conjunto.
O processo criativo se define em exemplos práticos como:
DESAFIO; inicialmente as pessoas devem ser alocadas em cargos adequadas e devem receber atribuições que correspondam as suas áreas de interesses e conhecimento.Após isso definir metas claras que permaneçam constante por um período significativo de tempo. LIBERDADE; As pessoas devem ter autonomia e liberdade na forma de atingir as metas,isso ira aumentar a sua motivação e o senso de propriedade e motivação. RECURSOS; O segredo é encontrar o equilíbrio certo de recursos o excesso pode dar uma sensação de conforto indesejado. CARACTERÍSTICA DO TRABALHO EM GRUPO; como estão empolgados com as metas da equipe ,preservar o espirito de cooperação e ajudar entre si ,aceitar opiniões uns dos outros e estar aberto a dialogo. ENCORAJAMENTO POR