A criança do Maternal
A Organização dos Estados Americanos é o principal foro de concertação política do hemisfério e o eixo de gravitação do sistema interamericano. Seus Estados-Membros conformam uma das principais vertentes da política externa brasileira, e nisto consiste sua importância para o Brasil.
Os princípios historicamente defendidos e observados pela diplomacia brasileira na OEA são a autodeterminação, a não-intervenção, a solução pacífica de controvérsias e o não uso da força. Ademais, a atuação do Brasil há muito privilegia a promoção da democracia, da paz e do desenvolvimento.
Brasil G 20
O Brasil foi um dos países responsáveis pela iniciativa de criação deste grupo de países em desenvolvimento que buscam se fortalecer para defender seus interesses comuns nas relações comerciais internacionais. Também por seu tamanho (geográfico, econômico e político) o Brasil possui um grande peso e uma posição de liderança dentro do G-20.
Source:
http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/Cont... http://pt.wikipedia.org/wiki/G20_%28pa%C... OEA - Organização dos Estados Americanos
A OEA foi criada pela IX Conferência Internacional de Estados Americanos (Bogotá, maio de 1948), com base em mandato contido na Resolução IX da Conferência Internacional Interamericana sobre os Problemas de Guerra e Paz (México, 1945). A referida Resolução encomendava a reorganização, consolidação e fortalecimento do Sistema Interamericano. Da referida Conferência, emanaram importantes documentos do sistema interamericano, como a própria Carta da OEA, o Tratado Americano de Soluções Pacíficas, conhecido como Pacto de Bogotá, e a Declaração Interamericana de Direitos e Deveres do Homem, assinada sete meses antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como um dos mais antigos organismos regionais do mundo, a OEA atravessou um século em busca de soluções para os principais problemas do Continente, mostrando notável capacidade não só de adaptação à conjuntura