A Importância da musica no maternal
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Justificativa 6
4. Metodologia 7
5. Referencial Teórico 8
6. Cronograma 9
7. Bibliografia 10
1. Introdução
Anteriormente a escola maternal já foi conhecida como salas de asilo e jardim de infância, mas só tempo depois da adoção do termo atual em meados do século XIX é que a mesma passou a configurar junto dos demais conjuntos escolares.
A escola maternal é dividida em dois subgrupos determinados por diferentes faixas etárias, dessa forma enquanto o maternal I compreende crianças com idade entre dois anos e meio e três anos e meio, o maternal II, corresponde à faixa etária, que se inicia aos três anos e meio e se estende até os cinco anos.
No maternal I, a criança ainda está desenvolvendo o sentido sensório-motor não distinguindo ainda a noção do mundo fora do seu campo de visão. No maternal II, essa etapa já está formada sendo caracterizada por atitudes egocêntricas já que a mesma nesse período não entende sua própria realidade e com essa ausência (realidade) tornando a divisão de brinquedos, objetos e atenção a outrem uma atitude muito restrita.
Partindo desse pressuposto, a música se torna uma ferramenta essencial no desenvolvimento das crianças aumentando assim, a autoestima e a integralização entre os próprios alunos, monitores e professores já que atualmente as creches e as pré-escolas trabalham, tão somente com a ludicidade, sendo assim a musicalização seria a forma mais relevante de incrementar o lúdico e a o mesmo tempo inserir a musicalização na grade curricular das creches e Pré escolas.
Sua importância para o desenvolvimento e formação é conhecida antes mesmo da época de Cristo, mas ainda assim, existem dificuldades pedagógicas quanto a sua utilização seja por falta de conhecimento ou insegurança dos profissionais.
Por isso surge o seguinte questionamento: qual a importância da música no período escolar maternal?