DISCURSOS, AÇÕES E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL uma realidade
Uma Realidade
1 INTRODUÇÃO
Neste vamos explanar um pouco sobre temas socioambientais, a função, e status concedido a organizações do meio deste.
A dificuldade que temos de fazer cumprir com eficiência e eficácia os discursos propostos à nossas organizações e sociedade, e as contradições entre as propostas e projetos e a realização dos mesmos, assumindo a mesma.
2 DESENVOLVIMENTO
A escravidão no Brasil foi extinta oficialmente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea, isto que o Brasil foi um dos últimos a abolir a escravidão, e ainda presenciamos a existência de condições de trabalho semelhantes à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento de leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse problema. Mesmo com a aplicação de penalidades, ainda parece ser um bom negócio para empresários e fazendeiros a utilização desse tipo de trabalho.
“Em 13 de maio de 1888, o ministro João Alfredo, promoveu a votação de um projeto de lei que previa o fim definitivo da escravidão. Os parlamentares representantes dos interesses dos proprietários agrários do vale do Paraíba se opuseram votando contra. Mas foram derrotados pela ampla maioria de votos a favor. Estava aprovada a Lei Áurea. Na condição de regente do trono imperial, a princesa Isabel sancionou a nova lei. O Brasil, porém, carrega o fardo histórico de ter sido um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão..” (CANCIAN, 2010)
A Constituição Federal nos preserva direitos e garantias fundamentais de construir uma sociedade livre, justa e solidária, com a erradicação da pobreza e redução das desigualdades e promover o bem de todos.
“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” (CONSTITUIÇÃO