A criança de hoje (educação infantil)
A questão é que mudanças ocorreram no contexto de desenvolvimento das crianças e não aconteceram de uma hora para outra. Assim, o interesse das crianças foi se diferenciando juntamente com a mudança social geral. Pode-se dizer que essas mudanças englobam as facilidades proporcionadas pelo computador e principalmente pela Internet, o acesso constante à televisão, a revolução dos jogos eletrônicos, além das necessidades econômicas que obrigam os pais a trabalhar fora, diminuindo o tempo de atenção aos filhos. Apesar disso, o paradigma de educação de pais e professores permaneceu o mesmo, evidenciando um descompasso entre educador e educado.
Ser criança dependente se é rica, pobre, negra, branca ser criança e ter na cabeça, fantasias. É ter curiosidade, fazer muitas perguntas, investigar! É transformar e ser transformada por meio das brincadeiras e de suas infinitas possibilidades de criação, invenção e aprendizagens. É precisar de amor, atenção, cuidado e segurança. É explorar o mundo e tornar a vida uma aventura continuamente reinvestida de possibilidades.
Mas, ainda que haja características comuns às crianças que nos permitem identificá-las em qualquer parte do mundo, ser criança em uma grande cidade, não é a mesma coisa que ser criança numa cidade pequena. Isso acontece porque a cultura na qual a criança nasce cresce e se desenvolve é determinante para a sua formação. É na relação da criança com a cultura que hábitos, crenças e visões de mundo são criados. É importante, pois, compreender a infância e, consequentemente, a criança não como um