considerações sobre educação infantil
Considerações sobre Educação Infantil
A Educação Infantil constitui, hoje, um segmento importante do processo educativo, no entanto, a história da educação infantil é relativamente recente no país. Embora, sua trajetória tenha mais de 100 anos, foi somente nas últimas décadas que o crescimento do atendimento a criança menor de sete anos, em creches e pré-escolas, apresentou maior significação, acompanhando a tendência internacional.
A demanda por Creches e Pré-Escolas, bem como, as respostas dos Sistemas de Ensino, são fenômenos comuns a diversos países e, vários fatores contribuíram para a expansão da educação infantil no mundo, entre os quais destacam-se:
- A urbanização;
- A industrialização;
- A participação da mulher no mercado de trabalho;
- As modificações nas funções, organização e estrutura da família;
- O avanço do conhecimento científico sobre o desenvolvimento da criança;
- A consciência social sobre o significado da infância;
- O reconhecimento por parte da sociedade da importância das experiências da infância para o desenvolvimento da criança;
- As conquistas sociais dos movimentos pelos direitos da criança.
São marcos importantes nesta história:
● A Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948;
● A Constituição Federal – 1988;
● O Decreto Legislativo n° 28 – 1990;
● O Estatuto da Criança e do Adolescente – 1990;
● A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1996;
● O Plano Nacional de Educação – 2001.
Não há mais controvérsia sobre a importância da educação infantil, pois hoje, trata-se de um fenômeno mundial e que, no Brasil, também alcança significativa expressão.
Embora se reconheça a importância da política de educação infantil, hoje, no Brasil apenas uma minoria de crianças na faixa etária de zero a seis anos está sendo atendida.
Os dados referentes às crianças em idade pré-escolar no Brasil não são completos e muitas vezes são também contraditórios. Ferrari e