ai meu deus
s.m. O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito.
Religião. Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem.
Figurado. Aquilo que é alvo de veneração; ídolo.
Figurado. Sujeito que está acima dos demais em conhecimento, beleza.
Religião. Ente eterno e sobrenatural cuja existência se dá por si mesmo; a razão necessária e o fim de tudo aquilo que existe.
Religião. Cristianismo. Designação da santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Religião. Nas religiões politeístas, mais de uma divindade superior, a divindade masculina.
(Etm. do latim: deus.dei).
s.f. Inseto de vida social que vive numa colmeia e produz o mel e a cera. (Ordem dos himenópteros, família dos apídeos.)
Casinha de abelha, que tem a forma dos alvéolos: ponto (de tricô) casinha de abelha. Numa colmeia, encontram-se três espécies de indivíduos: a rainha, fêmea fecunda, que põe 2.500 ovos por dia, durante muitos anos; algumas centenas de machos ou zangões; muitas dezenas de milhares de operárias, fêmeas estéreis, cuja vida no verão não vai além de algumas semanas. Estas constroem os alvéolos de cera, alimentam a colônia com pólen e néctar, recolhidos nas flores, e defendem a colmeia com o ferrão venenoso que têm na extremidade do abdome.
s.f. Inseto de vida social que vive numa colmeia e produz o mel e a cera. (Ordem dos himenópteros, família dos apídeos.)
Casinha de abelha, que tem a forma dos alvéolos: ponto (de tricô) casinha de abelha. Numa colmeia, encontram-se três espécies de indivíduos: a rainha, fêmea fecunda, que põe 2.500 ovos por dia, durante muitos anos; algumas centenas de machos ou zangões; muitas dezenas de milhares de operárias, fêmeas estéreis, cuja vida no verão não vai além de algumas semanas. Estas constroem os alvéolos de cera, alimentam a colônia com pólen e néctar, recolhidos