Acre
A Região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua população é bem miscigenada , fator que contribui para a diversidade cultural da Região. A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo.
Aspectos culturais
Pontos turisticos
Além da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Acre possui dentro do seu patrimônio histórico inúmeras atrações para os turistas: Destacam-se a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária, a sede da Arquidiocese, o terminal ferroviário, a locomotiva Coronel Church, as Caixas D´água, hoje símbolo da cidade, edificada pelos ingleses, a igreja de Santo Antônio do Rio Madeira junto com sua belíssima cachoeira, marco inicial de Porto Velho. E ainda são outros seu pontos turisticos:
- Palácio Rio Branco (sede do governo).
- Museu da Borracha
- Horto Florestal
- Lago do Amapá
- Parque Ambiental Chico Mendes
- Casa do Seringueiro
- Obelisco aos heróis da Revolução Acreana.
Monumentos:
Rua da Gameleira - À margem direita do rio Acre fica a gameleira, a árvore com mais de 20 metros de altura e de 2,5 metros de diâmetro, que deu origem ao seringal/povoado Volta Empreza e, mais tarde, à capital Rio Branco. Depois de ter apreciado duas batalhas da Revolução Acreana, que se travaram ao seu redor, a Gameleira foi considerada monumento histórico pela Prefeitura da cidade, em 1981
Igrejinha de Ferro - Único marco histórico-religioso da Revolução Acreana, é um monumento que revela a fé do povo na época áurea da exploração do látex. Foi construído pelo antigo proprietário do seringal Bom Destino, Joaquim Victor, que teve que cumprir uma promessa à Nossa Senhora, caso Plácido de Castro saísse vitorioso das batalhas contra a Bolívia.
Palácio Rio Branco - O Palácio do Governo foi inaugurado em 1930 e teve seu desenho inspirado na