A Crian A E O Numero BRUNO
A Criança e o Número
Constance Kamii
O livro nos fala sobre a relação da criança com o número, sua autonomia e como trabalhar essas informações de forma positiva na educação.
A Natureza e o número.
Para Piaget, os conhecimentos diferenciam-se, considerando suas fontes básicas e o modo de estruturação, em três tipos:
- O conhecimento físico: ligado ao mundo concreto, é o conhecimento exterior dos objetos, através da observação, as relações (diferenças, semelhanças) são criadas mentalmente pelas crianças quando relacionam com dois objetos.
- O lógico-matemático: a origem deste conhecimento é interna ao indivíduo; define-se como a coordenação das relações, onde a criança consegue ver que há mais elementos num todo do que nas partes; desenvolvendo na criança habilidades mentais como: noções de igualdade, comparação, quantidade e classificação. Permitindo que a criança progrida em seu desenvolvimento de raciocínio construindo individualmente a noção de número.
- O conhecimento social: são as reuniões construídas pelos indivíduos, é cultural, sua natureza é resultante só da vontade; este conhecimento necessita de uma estrutura lógico-matemático para organização e assimilação.
Segundo Piaget, existem dois tipos de abstração: a empírica (ou simples) que consiste em focalizar certa propriedade do objeto e ignorar as outras e a abstração reflexiva que envolve a construção de relações entre os objetos. Por não ter existência na realidade externa, a abstração reflexiva é uma construção realizada pela mente. A abstração reflexiva é usada para construir o conceito de número. Entretanto, esses dois tipos de abstração são interdependentes: “a criança não poderia construir a relação ‘diferente’ se não pudesse observar propriedades de diferença entre os objetos”.
Número é, de acordo com Piaget, “uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). Uma é a ordem e a outra é a