PROJETO PARA jORNAL MURAL
1.0 - Nome da entidade
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan.
Acesse: http://www.cedeca.org.br/index.cfm e saiba mais.
Projeto desenvolvido por: Quelli Carvalho; Sabrine Medina; Wellington Nascimento; Yuri Pastori.
2.0 - Introdução
Este projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estácio-FIB, visa divulgar a instituição CEDECA-Ba, mostrando a necessidade da existência de uma ONG que possui uma função social fundamental no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
O CEDECA –Ba oferece atendimento jurídico e psicossocial a famílias que tiveram suas crianças e adolescentes vítimas de violência, homicídio e crime sexuais.
2.1– Histórico da entidade
Fundado em 1991 por 31 entidades sociais de Salvador, e contemporâneo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o Centro nasceu para garantir a proteção integral jurídico-social da população infanto-juvenil, combatendo, principalmente, a violência contra a vida.
Naquela época, começou a ser delineado um movimento para sensibilizar a população, bem como segmentos sociais específicos, como a mídia, em tomo da questão da violência contra a população infanto-juvenil. Antes da articulação e mobilização da sociedade civil, final dos anos 80, as mortes de crianças e adolescentes por grupos de extermínio passavam despercebidas ou eram inseridas na lógica policial que justifica os assassinatos ao criminalizar as vítimas.
A Bahia ocupava o terceiro lugar em número de extermínios, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. 110 meninos haviam sido mortos em 1990 na capital baiana. Número que subiria para 117 no ano seguinte. Diante da omissão da comunidade e da total impunidade desses crimes, a sociedade civil organizada passa a desempenhar papel central na busca de soluções para o problema.
A missão primeira do CEDECA-Ba passa a ser então a quebra da impunidade nos