A CRIAN A DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
http://www.slideshare.net/Rei_Arthur/desenvolvimento-da-criana-612anos-presentation
CRIANÇA x HISTÓRIA
Tábula rasa; reprodutora de conhecimentos, identidade e cultura; suprimento mercado de trabalho.
Tempo de gostosura e encantamento, sem preocupações, alegrias constantes. Construtora do conhecimento, da cultura e da prórpia identidade, desde o início.
CRIANÇA x HISTÓRIA
Infância é uma construção social repleta de paradoxos;
Nem todos têm acesso aos direitos infantis, adentrando no mundo adulto antes do tempo, submetidas a responsabilidades para as quais não têm preparo.
DIREITOS DA CRIANÇA
“Qualidade
de vida melhor, pertencer a uma família, ter moradia e alimentação, educação de qualidade, viver plenamente a infância, desfrutar o ócio, brincar e sonhar.” ENSINO FUNDAMENTAL
DE 9 ANOS
“[...] não se trata de transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, mas de conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos em um Ensino
Fundamental de nove anos, considerando o perfil de seus alunos”.
(MEC – Secretaria Educação Básica)
ENSINO FUNDAMENTAL
DE 9 ANOS
“O objetivo de um maior número de anos de ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla”. (MEC – Secretaria Educação Básica)
A criança e a escola
Escola é experiência central na vida da criança neste período, sendo fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico e psciossocial. A entrada na escola representa um grande desafio e mudanças na vida criança que passa a receber maior pressão psicológica.
Ela é avaliada no seu desempenho escolar pelos professores, colegas, familiares e por si própria.
A criança e a escola
Deve cumprir regras, obedecer à professora, fazer os trabalhos propostos; espera-se que seja capaz de se autorregular e autocontrolar.
A