A crença da existência de um método perfeito para o ensino de línguas
The belief in the existence of a perfect method for teaching languages
Abstract
The main focus of this work is the belief of the existence of a perfect method, linking directly to the culture of learning (belief learning) and the culture of teaching (teaching belief). Beliefs comprise the ways in which teachers work, nurture and propagate them with actions in the course of its evolution in the classroom.
Keywords: belief, existence, perfect method, culture, learning, teaching, classroom.
Resumo
O presente trabalho tem como foco principal a crença da existência de um método perfeito, relacionando-se diretamente com a cultura de aprender (crença do aprendizado) e a cultura de ensinar (crença do ensino). As crenças compõem as formas como os professores trabalham, nutrem e propagam-nas com ações no decorrer da sua evolução em sala de aula.
Palavras-chave: crença, existência, método perfeito, cultura, aprendizado, ensino, sala de aula.
Introdução
De acordo com Barcelos (2006) no decorrer de vários estudos constatou-se que as crenças dos professores não são diretamente relacionadas com suas ações por causa de seus interesses opostos ou equivocados das mesmas, proporcionando atritos, resultando que “eles pensam que devem fazer em sala de aula, como eles percebem a sala e o que os últimos métodos ou programas de educação dizem que eles devem fazer” (BARCELOS, 2006, p.30).
Pois o educador ciente de suas crenças poderá reconhecer as crenças de seus alunos e o que poderá proporcionar as suas interações e ajudar ao professor beneficiar-se desse conhecimento, criando novas crenças a partir da reflexão em sala de aula.
A crença da existência de um método perfeito para o ensino de línguas
Os métodos foram criados com a preocupação de facilitar o aprendizado em uma determinada língua, porém quando sua função não era suficiente para suprir a necessidade de determinada época, foram