Ao pé da letra
FUNDAMENTOS DA LÍNGUA
LATINA
Docente
Semestre
Prof. Dr. Luís Cláudio Dallier
Data de entrega
2
17/09/2013
ATIVIDADE AVALIATIVA 2
Esta atividade deve ser entregue ao tutor local para constar como uma das formas de avaliação.
Utilize o próprio texto “A manifestação escrita” para responder as questões propostas ao final.
Data limite para entrega: 17 de setembro
A MANIFESTAÇÃO ESCRITA1
GIOVANNA LONGO
As manifestações do esquema linguístico do latim, isto é, seu uso, como língua materna, por falantes legítimos, chegaram até nós por meio de registros escritos. Essa é uma importante questão que se impõe ao ensino e que deve ser atentamente considerada.
Os sistemas de escrita, como meio desenvolvido para representar a fala, surgem pela necessidade de registro permanente da expressão. Entretanto, não se pode deixar de ressaltar que esses sistemas, além de serem estranhos ao sistema linguístico, não são capazes de representá-lo de modo satisfatório. Realmente, os signos da escrita não são uma imagem gráfica muito adequada dos sons da língua.
Porém, pelo grande prestígio que a escrita tem nas sociedades humanas ditas “civilizadas”, o papel da escola foi, muitas vezes, o de inverter a ordem dos fatos:
quanto menos a escritura representa o que deve representar, tanto mais se reforça a tendência de tomá-la por base; os gramáticos se obstinam em chamar a atenção para a forma escrita. [...] O emprego que se costuma fazer das palavras “pronunciar” e “pronúncia” constitui uma consagração desse abuso e inverte a relação legítima e real existente entre a escrita e a língua. Quando se diz que cumpre pronunciar uma letra desta ou daquela maneira, toma-se a imagem por modelo. (SAUSSURE, 2003, p.40)
1
In: LONGO, Giovanna. Ensino de Latim: problemas linguísticos e uso de dicionário. Araraquara, 2006. 105f. Dissertação
(Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual