Adolescência Normal
Pergunta: Como a transição infância-adolescência é tratada na revista, estudando o corpo, evolução sexual e tendência grupal
OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste trabalho é analisar revistas para adolescentes no que se refere à formação da identidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Analisar as imagens apresentadas nas revistas em busca de indicadores de comportamento de grupo.
Identificar os discursos apresentados nas revistas como orientadores para o comportamento adolescente.
JUSTIFICATIVA:
O caminho entre o período infantil e a adolescência não deve ser vistos apenas como uma preparação para a maturidade. É necessário focá-lo como um critério do momento atual do desenvolvimento (não entendi esse trecho), do que significa e de como age o ser humano nessas etapas da vida. As mudanças psicológicas que se produzem neste período, em correlação com as mudanças corporais, levam os adolescentes a uma nova relação com os pais e com o mundo. Tanto as modificações corporais incontroláveis como os imperativos do mundo externo, exigem do adolescente uma nova configuração de vida. (esse trecho está ótimo)
O adolescer gera no indivíduo, um processo de desprendimento do mundo infantil, onde vivia de forma cômoda e prazerosa e faz com que o mesmo viva três lutos fundamentais: pelo corpo infantil, pelo papel e identidade infantil e o luto pelos pais da infância. Este processo obriga a realização de reestruturações permanentes internas e externas que auxiliam na formação da sua identidade adulta.
Ser adolescente em um mundo globalizado, dominado pela mídia é o marco dessa geração. Qualquer análise da imagem juvenil deve levar em conta a imagem da juventude que é disseminada pela mídia, que serve como pressuposto básico na visão dos padrões de comportamento, beleza e de consumo dos adolescentes.
Tendo como base todo o processo de transformação e adequação impostas aos adolescentes neste período de desenvolvimento torna-se necessária uma maior