Síndrome da Adolescência Normal
Síndrome da Adolescência Normal
O filme norte-americano Aos Treze, mostra a história de uma garota de treze anos, a jovem Tracy, boa filha e boa aluna, que ao entrar no colegial se depara com a adolescente Evie, uma garota bonita e popular, desejada por todos os garotos. A adolescente Tracy percebe que é a vida de Evie que ela quer, deseja fazer parte de um grupo legal, ser bonita, se destacar entre as demais, fazer compras, passear, se divertir. Este filme mostra uma triste realidade vivida hoje por muitos adolescentes, com seus sonhos e frustrações, medos e inseguranças.
De acordo com Aberastury (1981), é na fase da adolescência que as mudanças psicológicas acontecem, relacionadas com as mudanças corporais, onde o adolescente começa a elaborar os lutos pela perda do corpo, das relações com os pais e da identidade infantil. Quando o adolescente se percebe com o corpo adulto, inicia-se também a busca pela identidade madura e a tentativa de adaptar-se ao mundo. Pode-se observar tais fatos em Tracy, quando, a partir do momento que percebe que ainda vive no mundo infantil, tenta adaptar-se ao mundo adolescente, ou seja, muda o jeito de se vestir, tira de seu quarto os objetos de criança, começa a descobrir sua sexualidade e passa a querer liberdade para realizar tudo que deseja.
Saito e Silva (2001), classificam a adolescência em três fases: adolescência inicial, média e tardia. Na adolescência média, algumas mudanças corporais já são evidentes, portanto o adolescente passa a se preocupar com sua aparência e adotar “padrões de beleza”. Tracy, nas cenas iniciais do filme, diz para sua mãe que “precisa de roupas novas” e “parece uma idiota” usando aquelas roupas. Todos os garotos da escola, e até mesmo as meninas admiram Evie por sua beleza e suas roupas da moda, que ressaltam suas primeiras curvas. Ela é o padrão a ser seguido, pois se Tracy se vestisse como ela, conseguiria ser popular e arrumaria um namorado.
No processo