Síndrome da Adolescencia Normal
KNOBEL, M. Visão psicológica na adolescência normal. In: COATES, V.; BEZNOS, G.W., FRANÇOSO, L.A. Medicina do Adolescente. 2 ed. Sarvier: São Paulo, 2003. P.39-40.
A Síndrome da Adolescência Normal que é um conjunto de sintomas característicos da fase da adolescência, que embora seja universal ainda apresenta características bastante peculiares conforme o ambiente social e cultural. Não e possível estabelecer seu inicio e fim, mais acreditasse que termina no final da busca do adolescente.
Temos três importantes perdas do adolescente que o leva a “evoluir” e sem elas o adolescente não alcança sua identidade adulta.
A perda do corpo infantil e a primeira perda do adolescente pois e onde seu corpo evolui e deixa de ser o infantil e isso exige ele se reformule internamente (sentimentos, pensamentos, conflitos, etc.) e externamente (corpo, amigos, familiares, etc).
Nessa fase também o adolescente se masturba constantemente por motivos de preparação para a vida, conhecimento do corpo, a masturbação como preparação para a vida sexual adulta. A perda dos pais da infância e a segunda perda que faz o adolescente e os pais vivem numa “ambivalência dual” que significa que os pais vive junto a adolescência do filho. O filho perde o pai da infância e os pais perdem o filho da infância.
A perda da identidade e do papel infantil e a terceira perda e faz com que o adolescente ter dificuldade em se definir e cada avanço que faz para obter sua independência ele fica inseguro.
Sobre essa síndrome temos as seguintes características:
A busca de si mesmo e da identidade consistem em um processo de busca: com encontros fortuitos, com as paixões repentinas, transitoriedade, formulação da auto-imagem, autodefinição corporal e psicológica. O adolescente não é reconhecido neste esforço; o ambiente tende a criticá-lo pela sua volubilidade e culpabilizá-lo. A tendência grupal onde o adolescente busca uma IDENTIDADE GRUPAL que facilita a resolução das ansiedades em