A COZINHA E O TEMPO
A cozinha contemporânea tem menos a ver com nacionalidade e mais a ver com temporalidade. Segundo o Aurélio, contemporâneo é tudo aquilo que vive no mesmo tempo, ou seja, compartilha a mesma época, a culinária contemporânea, portanto, traduziria vários aspectos, sob o ponto de vista da gastronomia, do período em que vivemos. Um dos indicativos mais fortes da nossa época, por exemplo, é a idéia de um mundo sem fronteiras - a globalização. É por isso que uma tendência forte dentro da culinária contemporânea é a presença, no mesmo prato, de ingredientes típicos das mais diversas culturas. Podemos apreciar uma receita que utiliza técnicas francesas, mas vai buscar na Ásia ou na África a alma da sua comida, vai buscar em sementes e especiarias um certo tom que, antes dessa prática, soaria completamente exótico ao paladar ocidental.
A leveza também é um preceito dos tempos de hoje. O mundo volta-se com naturalidade para os benefícios da cozinha mediterrânea, praticada na Grécia, Espanha, Itália, Marrocos, enfim, em cerca de 15 países banhados pelo Mar Mediterrâneo. A dieta desses povos, considerada saudável principalmente pelo uso de ingredientes, como o azeite, que elevam a taxa do bom colesterol, tem servido de inspiração a chefs do mundo todo, que tendem a aposentar os molhos ricos em gordura animal, substituindo-os por composições mais benéficas à saúde.
Finalmente, a desconstrução - uma tendência que tem no chef catalão Ferran Adriá o seu mentor - também aparece como característica predominante. Isso significa dizer que novas texturas e técnicas de cocção aproximam cada vez mais a gastronomia da tecnologia. www2.uol.com.br/JC/sites/saborjc/cozinha.htm