A cor do Paraíso
RELATÓRIO DO FILME A COR DO PARAÍSO
SILVANA DE SOUZA DA CUNHA RA:913202906
SÃO PAULO
2014
ANÁLISE DAS CENAS DO FILME: “A COR DO PARAÍSO”
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar análise em relação a deficiência visual, cenas do filme, principais pontos positivos e negativos.
Estudiosos na área de deficiência visual afirmam que a falta de visão total ou a baixa visão poderá levar o indivíduo a várias limitações, podendo interferir em todo o seu processo de aprendizagem. O filme a cor do paraíso conta o drama de Mohamed, uma criança de aproximadamente 10 anos, que tem deficiência visual e luta para ser aceito e amado pela família e pelas pessoas no local onde vive, numa região rural, próxima de Teerã.
O filme apresenta de forma bem clara o desenvolvimento e habilidades de Mohammad ao realizar uma leitura contínua de forma fluente diante de uma turma de crianças. Isso mostra que a incapacidade pode estar em uma sociedade que não conhece ou não sabe lidar com o “diferente”. Considerando todas as possibilidades da pessoa com deficiência, o mais urgente nos dias atuais seria ampliar o leque de informações entre a sociedade, com a finalidade de além da inclusão, passar a olhar a pessoa como sujeito produtivo e ativo, dentro do meio que ela esteja inserida, considerando fatores sócio culturais.
Cenas do filme
No começo do filme vemos ele ajudando um passarinho que o gato queria pegar e mais pro final vemos ele muitas vezes tentando se comunicar com pássaros pela emissão de sons similares ao deles. Na cena final, quando a mão dele se ilumina podemos ver que ela aponta para cima e é como se Deus estivesse tocando nela. Embora Mohamed seja cego ele consegue ver a luz do paraíso, já que está sendo guiado por uma força divina.
Pontos positivos do filme:
Mohamed estuda em uma escola especial para cegos, é