A cor do paraíso
Parece um bom trabalho: http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/publicacoes/publicacoesDocumentos/anodaavaliacaopsicologica_prop8.pdf
http://www.profala.com/artpsico35.htm
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/09/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf
Lectura, análisis y reflexión sobre el artículo "La medición en Psicología como herramienta y como reflexión ética en el ejercicio del psicólogo".
Responde a las siguientes cuestiones:
a) ¿Qué sentimiento te ha despertado la lectura de este artículo?
b) ¿Qué frase del artículo es la que más ha llamado tu atención? ¿Por qué?
c) ¿Qué te ha aportado esta lectura? Argumenta brevemente tu respuesta.
A avaliação psicológica constitui uma etapa do trabalho do psicólogo, sendo utilizada nos mais diversos campos de aplicação dos conhecimentos da profissão e vinculada a diversas correntes epistemológicas. Realizar uma apropriada avaliação psicológica requer conhecimento do comportamento humano (seja ele aberto ou encoberto), definição epistemológica, pois ela auxiliará na interpretação dos dados a ser feita pelo profissional, além de domínio de instrumentos e técnicas de exame psicológico. O Catálogo Brasileiro de Ocupação produzido pelo
Ministério do Trabalho (1992) destaca como especificidade do psicólogo elaborar e aplicar técnicas de exame psicológico. Para exercer tal função, o psicólogo precisa, em sua formação, receber noções básicas sobre diagnóstico e avaliação psicológica.
Elaborar diagnóstico individual ou institucional é considerado um dos atributos do psicólogo, o que é compreensível, pois o diagnóstico fornece uma leitura da situação presente, e, a partir dele, o psicólogo tem condições de traçar uma proposta de intervenção que valorize os aspectos produtivos identificados no indivíduo/instituição-alvo da avaliação e facilite a melhora de aspectos que se mostrem deficitários ou inapropriados.