A Controladoria
A busca da competitividade na época atual estimulou o desenvolvimento e o uso de sistemas de informações como estratégia para decisões gestoriais.
A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a responsabilidade de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade Administrativa. Ela utiliza primeiramente o controle, o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenho de suas funções.
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Esta área é considerada um órgão de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização. A Controladoria surge após o “boom” da Bolsa de Valores de Nova York, onde a Contabilidade passa a dar suporte para os investidores minoritários voltados aos usuários externos da informação contábil. Com o passar dos anos e com a falta de informações os gestores tomam ciência que tal procedimento influi diretamente no processo de tomada de decisões.
2. DESENVOLVIMENTO
A Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Já Padoveze (2004, p. 3) diz que “a Controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa”. Continua dizendo que “à Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar