os sertões
O contexto histórico em que se passava na época em que o livro foi escrito era de: Violência, era comum grupos armados que trabalhavam para donos de latifúndios; Fome, causado pelo desemprego e baixo rendimento das famílias; Seca, por ser agreste e passar anos sem chuvas; Religiosidade, era comum a existência de ‘’pastores’’ que conseguiam seguidores prometendo uma vida melhor.
Resumo dos dois primeiros capítulos
A terra Nessa parte, o autor estuda de maneira detalhada o meio que determinou a formação do homem sertanejo e fala sobre a seca, e de suas causas, dando relevo especial ao papel do homem como agente da destruição, que praticava agricultura primitiva baseada em queimadas.
O Homem completa a descrição do cenário com a narrativa das origens de Canudos. E também analisa as raças formadoras do homem brasileiro e decreta que no Brasil seria impossível termos uma raça homogênea.
A luta
O filme é baseado na terceira parte (a luta). Uma das diferenças encontradas entre o filme e ‘’ a Luta’’ é que no livro o autor retrata o lado do inimigo de Canudos, descrevendo minuciosamente o movimento das tropas e a insanidade trazida com a guerra, enquanto no filme não há tantos detalhes da preparação das tropas, em vez disso