A contribuição dos alimentos fortificados na prevenção da anemia ferropriva
DE HEMATOLOGIA
E HEMOTERAPIA
Revisão / Review
A contribuição dos alimentos fortificados na prevenção da anemia ferropriva
The contribution of fortified foods in the prevention of iron deficiency anemia
Eliana P. Vellozo1
Mauro Fisberg2
Este artigo enfoca a contribuição dos alimentos fortificados desenvolvidos a partir do crescente avanço dos conhecimentos científicos, cujas funções vão além da nutrição.
Baseia-se no objetivo de produzir efeitos fisiológicos, garantindo a saúde e o bemestar, corrigir deficiências inerentes às condições econômicas, sociais, buscando condições práticas e que respeitem os hábitos regionais, com vistas a suprir o consumo adequado de micronutrientes, principalmente para localidades onde se encontram elevadas prevalências, e ainda poder alcançar todos os segmentos da população, especialmente na fase pediátrica, onde as necessidades são relativamente maiores em função de crescimento. O Banco Mundial refere a importância da fortificação de alimentos como estratégia ao combate à deficiência de micronutrientes em todo o mundo. Ainda afirma que "nenhuma outra tecnologia pode oferecer oportunidade de melhorar vidas a tão baixo custo e em tão curto espaço de tempo". Os estudos têm demonstrado que a fortificação de alimentos é um dos melhores processos e muito eficaz para prevenir a deficiência nutricional de ferro da população em todo o mundo, por isso, nas condições de países em desenvolvimento, como o Brasil, faz-se extremamente necessária para melhoria, ou, até mesmo, para a solução da anemia carencial ferropriva. Rev. Bras.
Hematol. Hemoter. 2010; 32(Supl.2):140-147.
Palavras-chave: Alimentos fortificados; anemia; micronutrientes; ferro; alimentação básica. Introdução
Tomando por base todas as considerações dos fatores relacionados com a fortificação dos alimentos com ferro e sua participação na prevenção da anemia, entende-se a necessidade de intensificação de estudos sobre