A contribuição do estudo de taylor e fayol para o mundo atual
SECRETARIADO EXECUTIVO
1º SEMESTRE
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DE TAYLOR E FAYOL PARA O MUNDO ATUAL
VIVIANE APARECIDA MORO
CUIABÁ – MT
2013
Frederick W. Taylor
Nascido em 1856, na Filadélfia no estado da Pensilvânia, nos EUA, formado em 1878, em direito pela Haward. Decidiu seguir outro caminho se tornando um engenheiro mecânico, porém Taylor começou seus trabalhos como operário, em seis anos de empresa foi de torneiro a engenheiro-chefe vivendo assim a realidade da época.
Taylor publicou vários trabalhos e registrou varias patentes, porem ficou conhecido até hoje por sua principal obra “Princípios de Administração Científica” publicada em 1911, onde afirmava que o objetivo de sua obra consistia em assegurar a máxima prosperidade para o empregado junto com a máxima prosperidade para o empregador.
Apesar de Taylor sofrer muitas oposições às suas ideias, principalmente por parte de sindicalistas e gerentes que se sentiam ameaçados pelo novo modelo de administração que chegava para ficarem, com seu novo modelo administrativo, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores. Os benefícios propostos por Taylor são:
Benefício aos trabalhadores 1. Especialização de cada funcionário dentro de uma função específica. 2. Salários mais elevados, que chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro de antes. 3. Política de incentivos por metas de produção cumpridas (Meritocracia). 4. Condições de trabalho; O conforto no ambiente de trabalho ganha força, porque influencia diretamente na produtividade. 5. Oferecer as instruções sistemáticas adequadas aos trabalhadores, treinando-os para produzir mais e com melhor qualidade. O treinamento passa a ser responsabilidade da gerência. 6. Eficiência na produção, sem implicar esforço extra dos trabalhadores. 7. Jornada de