A contribuição da escola para a construção de amizades
Sheila Priscila Hordina Torres
Professora: Macilde Inês Bertoldi Poltronieri
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED89/51) – Estágio II¬ - séries iniciais do ensino fundamental
04/06/11
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que a escola é um espaço bastante significativo e privilegiado que influencia diretamente na formação do individuo em sociedade, se tornando com isso, um veículo fundamental na construção de valores, hábitos e atitudes. Sendo um ótimo lugar para trabalhar a amizade, a escola, nos anos iniciais, é imprescindível, pois transforma mentes humanas capazes de mudar o futuro de gerações. Desenvolver a amizade em sala de aula estimula poderes capazes de contribuir para o bem estar da sociedade e é nas séries iniciais que se pode dar o primeiro passo, pois convivem alunos, professores e funcionários que, pelo tempo que passam juntos, é necessário um ambiente harmonioso. Uma amizade bem cultivada ajuda na relação do professor para com o aluno.
A metodologia adotada foi criteriosamente selecionada através de atividades que pudessem estimular a participação dos alunos para uma interação aberta e inovadora, trabalhando no foco do problema a fim de obter resultados satisfatórios, objetivando, principalmente, propiciar um bom desenvolvimento em sala de aula e em sociedade, além de contribuir para o bom desempenho em atividades, e no método de aprender e ensinar.
2 A ESCOLA COMO ALICERSE DE NOVAS AMIZADES
A escola é um ótimo lugar para promover a amizade, pois é um lugar em que muitas pessoas passam grande parte de seu tempo, vivem, aprendem e trabalham. Nela convivem alunos, professores e funcionários, é nela que de fato estão as mais diversas pessoas com os muitos tipos diferentes de agir, pensar e até se relacionar.
Partindo de trabalhos em grupos, o educador consegue construir conhecimentos. Este tipo de socialização é muito importante, pois os educandos