Materiais de construção
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
POLÍMEROS
Acadêmico:Vítor Lunardi Di Fante
Disciplina: Materiais de Construção II
Professora: Luciana Marcondes Pandolfo
Passo Fundo, junho de 2011.
1. Definição de Polímero
A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas de milhares) de unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente. A matéria-prima para a produção de um polímero é o monômero, isto é, uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.
2. Classificações Dependendo do tipo de monômero (estrutura química), do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, poderemos dividir os polímeros em três grandes classes: Plásticos, Borrachas (ou Elastômeros) e Fibras. Uma classificação mais abrangente cita ainda os Revestimentos, os Adesivos, as Espumas e as Películas. Muitos polímeros são variações e/ou desenvolvimentos sobre moléculas já conhecidas podendo ser divididos em quatro diferentes classificações: • Quanto à estrutura química; • Quanto ao método de preparação; • Quanto ao comportamento mecânico; • Quanto ao desempenho mecânico. No entanto, para melhor compreensão da relação entre suas características e o efeito sobre o desempenho dos materiais compostos por polímeros, quando empregados na construção civil, será abordada a classificação de Callister (2002) quanto à estrutura molecular e quanto à sua resposta mecânica a temperaturas elevadas, ou seja, quanto ao comportamento térmico.
2.1 Quanto à estrutura molecular Polímeros Lineares: as unidades mero estão unidas ponta a ponta em cadeias únicas. São cadeias flexíveis em que podem existir grandes quantidades de ligações de van der Waals entre si. Ex: Polietileno, Cloreto de Polivinila, Poliestireno,