Layout
João Alberto Camarotto
Tópicos da disciplina
Introdução ao projeto do Layout Industrial Metodologia de desenvolvimento do layout Representações de fluxo do processo Dimensionamento dos Principais Fatores de Produção Estudo do Fluxo do Processo Processos de Produção, Organização e Layout Industrial Projeto dos Requisitos das Instalações Processo geral de construção do layout
Representações e etapas do projeto de layout 1 – relacionamentos das áreas - logística
2 - Modelagem Física
3 - Modelagem de Fluxo
4 - Modelagem Dinâmica
O layout industrial é a representação espacial dos fatores que concorrem para a produção envolvendo homens, materiais e equipamentos, e as suas interações. Depende: - dos diversos trabalhos envolvidos na unidade - das estratégias da empresa - dos sistemas de produção - do arranjo do layout e da organização do trabalho
TRABALHO
Orientação
Objetivo da Ação
Previsibilidade das condutas humanas
Racionalidade técnica (Falha) - Segurança. Secundariamente aparece a qualidade. Supõe-se possível caracterizar a situação de trabalho na sua integridade.
Orientação Normativa
Psicossociológica (Recurso) Qualidade. Secundariamente aprece a segurança. A situação de trabalho não pode ser inteiramente caracterizada, dando lugar ao imprevisível, àquilo que não se conhece. Ordenado sobretudo pela Ordenado sobretudo por referência à noção de referência à noção de cultura, prescrição e à disciplina, isto isto é, essencialmente a é, à normas estritamente valores relativos ao bem e ao funcionais, sem referências mal, ao justo e ao injusto, ao aos valores. desejável e ao indesejável.
TRABALHO
Técnica: Ato Tradicional Eficaz a) Ato: materializa as relações entre o ego e o real. Ele visa a transformação do mundo real. - Ele implica numa mediação ou instrumentação (máquina, ferramenta, uma linguagem...) - Supõe sempre o engajamento, um manejo específico do corpo daquele que faz. b)