A contribui o de Paulo Freire dentro da Educa o
Paulo Freire não foi só um grande educador mais também fez parte da política, tanto que ele foi influenciado pelos intelectuais do ISEB que quer dizer centro mais importante de elaboração teórica de um projeto que ficou conhecido como “nacional de desenvoivimentista”.
Até o Presidente Juscelino Kubitscheck (1955) prestigiou o ISEB por ser um centro de cultura, estudos e pesquisas dos demais órgãos universitários por estar voltado para o centro de cultura e estudos. Por isso os políticos e outros dentro da área da educação supervalorizavam a contribuição do educando e diziam ser inegável a contribuição de Paulo Freire não apenas par a educação de adultos, mas em toda área Educacional. Portanto Paulo Freire criou “método Paulo Freire de alfabetização” é não só uma incorreção, mas também uma redução. Paulo Freire criou não um método, mas uma teoria de educação, uma pedagogia, e o que se denomina como seu “método de alfabetização”.
Assim a contribuição de Paulo Freire para a alfabetização não foi um método que inventores de métodos de Alfabetização “Havia, Há e haverá muitos e nenhum deles Teye: com Paulo Freire, brasileiro, nordestino onde em 45 dias de alfabetizou 300, trabalhadores do campo, onde, teve livros publicados em mais de vinte línguas nenhum deles foi como Paulo Freire. E também foi Doutor Honoris causa de 28 universidades nenhum deu nome como Paulo Freire, a 26 centros de pesquisa.
A contribuição de Paulo Freire é, muito além de um método, mas sem uma nova concepção de alfabetização, no quadro da teoria de educação que está, sim ele criou.
Obs: PAULO FREIRE (NASCEU 1921 – (RECIFE)). PAULO FREIRE (FALECEU 1997 (SÃO PAULO)).
UM DOS MAIORES SE NÃO O MAIOR, EDUCADOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS.
Referências Bibliográficas:
Saviani, Demerval, educação brasileira, estrutura e sistema: São Paulo: Editora saraiva – 1973 Anhanguera Publicações: alfabetização e letramento (Magda Soares)