485891 2015 Atividade s ntese Pedagogia do oprimido

1186 palavras 5 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO R DO RIO GRANDE DO NORTE
DIRETORIA ACADËMICA DE CIÊNCIAS – DIAC
DISCIPLINA: DIDÁTICA – 12OH PROFESSORA: Andréa Gabriel Li LICENCIATURA EM ESPANHOL PERÍODO: 2015.1 ALUNO (A): Radimila Alves DATA: 18/06/2015 LEITURA DA OBRA:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Questões: (valor: _____ pontos) 1. A partir da leitura do filme: Sociedade dos Poetas Mortos, analise as concepções de ensino e aprendizagem que perpassam nas cenas do filme e à luz do referencial Freireano, faça uma análise do filme ressaltando em que sentido e como a educação bancária pode servir a um sistema capitalista reprodutor.
2. Apresente os principais pressupostos da concepção problematizadora e libertadora da educação, segundo Freire:
3. O que caracteriza, para Freire, a „ inconclusão do ser ‟? Explique:
4. Analise, segundo as ideias apresentadas por Freire, o que significa o processo de desumanização e humanização, proporcionados pelas contribuições da educação:
5. Na p.71, Freire destaca a seguinte afirmação: “Na verdade, não há eu que se constitua sem um não-eu”. Explique essa frase e explicite o conceito de CONSCIÊNCIA:
6. O que significa afirmar, para Freire, que a educação se refaz constantemente na PRÁXIS? Explique:
7. Na p. 74. Analise a afirmação abaixo e destaque o papel da Geografia/Física na formação do sujeito histórico: “Seria, realmente, uma violência, como de fato é, que os homens seres históricos e necessariamente inseridos num movimento de busca, com outros homens, não fossem o sujeito de seu próprio movimento”.

Respostas
1) O filme "Sociedade dos poetas mortos”, retrata, duas realidades distintas: a primeira, a educação tradicionalista, rígida; e a segunda, a figura de um professor em um cenário adverso e obsoleto, introduzindo nos alunos

Relacionados