A contabilidade publica
ANÁLISE DE QUADROS ECONOMICOS:
Repasse de Recurso Financeiro
MANAUS-AM
2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ANÁLISE DE QUADROS ECONOMICOS:
Repasse de Recurso Financeiro
ADRIANA EMÍDIO DA SILVA
ADRIANE SILVA DE OLIVEIRA
EDIVAN PEREIRA DE SOUZA
FRANCISCA MARCIA GIFFONI SILVA
PATRICK DE SOUZA CRUZ
PRISCILA
THIAGO BARBOSA SANTOS DA COSTA
Trabalho apresentado à Disciplina de Economia no Setor Público, Curso de Especialização em Orçamento Público e Planejamento Governamental.
Professora M. Sc. Rúbia Alegre Ferreira Melo
MANAUS-AM
2011
ANÁLISE DE QUADROS ECONOMICOS: Repasse de Recurso Financeiro
Em todos os Governos da atualidade, existe a política do crédito direcionado, que é um mecanismo utilizado para atingirem seus objetivos de políticas públicas na área econômica e social. Crédito direcionado é o crédito que possui algum tipo de direcionamento da aplicação de recursos. O governo brasileiro direciona este crédito para atender prioridades políticas, como a poupança fiscal e parafiscal.
ANÁLISE DO QUADRO 2.5
[pic]
Pela análise do quadro 2.5, constata-se que o BNDES é o maior direcionador desses créditos, pois aumentou 70,8 % entre 2008 e 2010, um número considerável, o que mostra um aumento de políticas públicas direcionadas pelo governo brasileiro, através desta instituição bancária, sendo também o BNDES o maior detentor de recursos chegando em 2010 há direcionar R$ 357,8 bilhões. Acerca dos recursos direcionados para a área rural, o gráfico constata que não houve avanços significativos entre 2008 e 2010, com aumento apenas de 10%, sendo os bancos os grandes responsáveis pelo fomento da atividade do setor primário e as cooperativas ficando estagnadas com uma pequena diminuição no direcionamento dos recursos. Essa variável demonstra o porquê cada vez mais, a população