A contabilidade na gestão empresarial
A “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”¹; Usando o enfoque no patrimônio da empresa podemos começar a tecer a importância dessa ciência no meio empresarial certo de que uma empresa que não mantém o controle preciso de seu patrimônio esta fadada ao fracasso do seu empreendimento, e na velocidade em que o meio empresarial se encontra onde em uma fração de segundos pode-se mudar o destino de uma grande empresa a contabilidade se torna uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna; E não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Informações contábeis precisas e bem utilizadas são dados que podem fazer a diferença entre decisões de sucesso e falência, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ágil e ousada. “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”².
De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.
Aqui é importante lembrar que a contabilidade nunca deve se sobrepor ao administrador da empresa e sim atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, as informações, além de úteis, devem ser no tempo oportuno e acima de tudo confiáveis, para que as decisões tomadas por ele obtenham o êxito esperado pela corporação; Sendo assim: a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posição