A CONSTRU O DO CONHECIMENTO EM CRIAN AS DE EDUCA O INFANTIL
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO - DP
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Para perceber o quanto é importante o ato de brincar na construção e no desenvolvimento do conhecimento de uma criança, é preciso observá-la brincando. É possível aprender muito a partir desta observação e se formos atentos e sensíveis, poderemos verificar os percursos caminhos que ela trilha ao aprender sem a interrupção direta de um adulto. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo a sua volta, recria situações cotidianas, forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos.
Para Vygotsky (2007), o desenvolvimento mental da criança é um processo em construção e aquisição do controle ativo sobre funções que inicialmente são passivas. Desde os primeiros dias, as atividades desenvolvidas pela criança adquirem um significado próprio em um sistema de comportamento social e, sendo dirigidas a objetivos definidos, são desviados através do reflexo do ambiente da criança. Daí que, de início, o caminho do objeto até ela e vice-versa passa através de outra pessoa. Neste sentido, o processo de resolução de problemas em conjunto com outrem não é diferenciado pela criança no que diz respeito aos papéis desempenhados por ela e por quem a auxilia.
As crianças precisam ocupar seu tempo com atividades que desenvolvam seu cognitivo motor e social. Na educação infantil, muito mais, pois para muitos, é o primeiro contato da sociedade, até então acostumados somente com sua família. É um universo social complexo e o equilíbrio das relações é fundamental, bem com a qualidade das trocas e a definição dos papeis.
A educação da criança envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar.
O trabalho com projetos tem como objetivo ajudar as crianças a encontrarem um sentido mais profundo e completo dos acontecimentos do seu próprio ambiente e das experiências que mereçam a sua atenção.