Les Es Por Esfor Os Repetitivos
02/10/2012
Colégio Coração de Maria
Romana Benassi Nº 19 2ºE.M.
Santos, 02 de outubro de 2012.
Colégio Coração de Maria
“Lesões por esforços repetitivos”
Romana Benassi Nº19 2º E.M.
Professora Regina Venturelli-
Educação Física
Índice
Introdução Pág. 01
L.E.R Pág. 02
Sintomas e diagnóstico Pág. 03
Tratamento Pág.04
Ergonomia Pág. 05
Recomendações Pág. 06
Sedentarismo aliado a L.E.R Pág. 07
Anexos Pág. 08
Conclusão Pág. 09
Bibliografia Pág. 10
Introdução
O corpo humano é uma máquina complexa, com diversas funções e muitas peças que se encaixam. Em toda máquina, quando se usa uma das peças excessivamente, há um desgaste desta, o que acabará por comprometer o funcionamento da máquina inteira.
De uma maneira bem prática, é isso que acontece com as pessoas quando se diz estão com LER. O significado da sigla, famosa nos dias de hoje, é Lesão por Esforço Repetitivo.
Neste trabalho procurarei explicar o que é LER, seus sintomas, assim como propor ações de tratamento e recomendações.
L.E.R
L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino.
Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua