SIG Sistema de Informação Geral
1. DEFINIÇÃO 3
2. CONCEITOS BÁSICOS 3
3. EVOLUÇÃO DO SIG 3
4. IMPORTÂNCIA DO SIG NAS EMPRESAS 4
5. FORTALECIMENTO DO SIG DENTRO DA EMPRESA 4
6. MODELO PROPOSTO 5
7. ASPECTOS DECISÓRIO 5
8 – CONCLUSÃO 5
1. DEFINIÇÃO
Partindo do conceito dado na apostila “SIG é um processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa.” Penso nos conceitos de ambiente interno e externo, onde a empresa analisa internamente seus processos e acompanha externamente o mercado, essas respostas acontecem diariamente. O gestor bem informado consegue fazer um trabalho eficaz dentro da entidade, projetando o futuro da entidade.
2. CONCEITOS BÁSICOS
A partir da análise ambiental da empresa, ela é capaz de reconhecer seu lugar no mercado, as respostas podem ser positiva ou negativa, mas o importante é ter uma resposta, para entender o que o ambiente acha do produto, nessa hora os gestores poderão agir. Então temos a Entrada, essa feita pelas respostas dos clientes do mercado, Processamento onde os gestores vão analisar se estão agindo corretamente, se não, reformular suas estratégias, normas, conceitos, etc. Logo na saída a medida a ser tomada, ou caso manter as mesmas estratégias ou novas ações a se tomada.
3. EVOLUÇÃO DO SIG
Algumas empresas não faziam essas análises, após a globalização, a entrada de novas industrias no mercado, a competição ficou muito forte, as empresa para sobreviver no mercado mais competitivo passou a ter que apresentar um diferencial, então vimos com a entrada da informática uma evolução na tomada de decisão, com os cruzamentos de dados o acesso online de todas as informações, inclusive do mercado em geral, facilitou as respostas mais rápidas das empresas as tendências e decisões. O uso da informática na tomada de decisões passou a ser pessoal, ou seja cada empresa cria a sua necessidade, isso torna mais flexível ainda o uso da informática e a