Mod 16
MÓDULO 16
Índice
1. Estudante, mediatização e professor na EAD 3
1.1 Aprendizagem autônoma – o estudante do futuro 3
1. Estudante, mediatização e professor na EAD
1.1 Aprendizagem autônoma – o estudante do futuro
As estruturas sociais são alteradas e redefinidas em resposta às forças sociais motivadas pelas mudanças que sempre ocorreram na história, principalmente na era moderna, sendo acentuadas nas sociedades contemporâneas.
As interações e relações em escala mundial criam demandas pelo atendimento quase instantâneo das necessidades em um ambiente fortemente estruturado pelo consumismo, que gera, por um lado, altas demandas de produtos e serviços que devem ser constantemente alterados e acrescidos de valor, e, por outro lado, a necessidade de profissionais preparados para organizações empresariais que requerem alta adaptabilidade, flexibilidade, capacidade de resolução de problemas, autoaprender e trabalhar em grupo.
A formação das pessoas passa a ser o foco especial das ações dos governos das nações ditas pós-industriais, pois os processos produtivos estão sendo constantemente alterados com vistas a aumentar a produtividade e, para isso, necessitam de uma maior especialização das forças de trabalho. Esta formação continuada é essencial para que os profissionais possam corresponder às condições competitivas do mercado, pois caso contrário decorrerá a exclusão social e os problemas dela advindos.
Desta forma, a EaD surge como uma proposta para o atendimento de demandas educacionais que o atual sistema tradicional de educação dificilmente poderá atender, devido à sua estruturação limitada. Pode-se perceber desequilíbrios em relação à formação dos profissionais pela educação formal, decorrentes das novas categorias de funções, dos novos padrões de estudo (cursos noturnos e/ou autônomos), dos novos currícu los etc.
Para atender a estas demandas, os sistemas educacionais tradicionais precisam passar por uma reorganização, no sentido de