A Constru O Da Cidadania
Penso que a consciência da participação popular é forjado no meio das massas humanas, através de projetos de práticas sociais, tornando cada pessoa em sujeito histórico, isto é fazedor de sua própria história.
Como convencer alguém a sair de seu legalismo/individualismo cotidiano e se abrir para participar de movimentos sociais de caráter transformador?
Proposta de atividades
Assista ao vídeo e reflita sobre as idéias que aparecem no mesmo. Como construir uma cidadania crítica? (povo marcado povo feliz ...)
Recomendação de leituras
SUSIN, Luis Carlos. FABIN, Marcelo. PRIVATTO, Pergentino Stefano. SOUZA, Ricardo Timm (Orgs). Ética em Diálogos: Levinas e o pensamento contemporâneo: questões e interface. Porto Alegre: Editora Epicuru, 2003.
SOUZA, Herbet de e RODRIGUES, Carla. Etica e Cidadania. São Paulo: Ed. Moderna, s/d
JOHANN, Jorge Renato. Educação e Ética: em busca de uma aproximação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. Impressão digital: www.edipucrs.com.br/educacaoeetica.pdf.
Indicação de sites www.oabsp.org.br/palavra_presidente/2005/88 Adelmo Jeferson Simões de Araújo
2012-04-14 18:29:55
Discussão encerrada
Re:A construção da cidadania
Pergunta dficil do ponto de vista pratico: Como convencer alguém a sair de seu legalismo/individualismo cotidiano e se abrir para participar de movimentos sociais de caráter transformador?
Todos nós temos sonhos, temos desejos e refletimos sim sobre o que é etico, sobre o que é legal e sobre o que é justo.
Penso que o problema não esta só no individualismo, pois se não conseguimos ser bons para nós, como podemos ser bons para outrem. O individualismo muitas vezes é uma fuga pessoal, um isolamento necessário para nos esconder da tirania do mundo, dessa cultura onde a base da felicidade esta relacionada ao sexo, festas e riqueza -ganhar dinheiro, vida boa e fácil.
Criamos nossos filhos para serem vencedores, não para serem solidários. Não dizemos a eles que o futuro é cosntruido de trabalho,