Projeto Inova O No Varejo Supermercados No Brasil
Os supermercados são um grande e claro exemplo de varejo direcionado totalmente para o cliente final. Ele disponibiliza ao cliente uma grande variedade de produtos, marcas, preços e tipos de produto em um único lugar, trazendo comodidade e agilidade às compras cotidianas, tão necessárias a vida movimentada da sociedade moderna.
Os supermercados se desenvolveram de acordo com as evoluções da sociedade, se enquadrando a velocidade de cada época para satisfazer as demandas dos clientes, desde o inicio com pequenas mercearias e açougues, que atendiam pequenas regiões e tinham um relacionamento extremamente intimo com os clientes, que compravam com cadernetas e pagavam conforme fosse possivel.
A necessidade da venda de produtos mais baratos, deu a oportunidade aos pioneiros dos supermercados, como Michael Cullen, dono do 1º supermercado dos estados Unidos, o “King Kullen”, de investirem em galpões, esteticamente não muito refinados, para oferecer vários tipos de produto aos clientes, na modalidade de auto-serviço, eliminando as entregas a domicilio e as vendas a credito, criando a possibilidade de oferecer o mesmo produto com um valor consideravelmente mais barato que os demais varejistas.
O crescimento da aceitação e uso desse formato de varejo cresceu, desde o século 30 até hoje de forma escalonada, sendo que hoje em dia, o preço baixo já não é mais a única estratégia de marketing usada pelos supermercados, adotando cada vez mais estratégias de marketing poderosas, desde a organização das mercadorias até na forma de anunciar suas ofertas.
No Brasil, o desenvolvimento dos supermercados foi mais lento e dificultoso, devido ao fato que as feiras ofereciam algumas vezes por semana, um varejo onde o preço final era muito mais baixo que o dos supermercados, principalmente devido ao fato de que diferente dos supermercados que tinham um local fixo, e dessa forma custos fixos como impostos, energia elétrica, agua,