Grupo pão de açucar
Grupo Pão de Açúcar
PARTE 1
1 _ BREVE ANÁLISE DO SETOR
O setor varejista brasileiro é altamente competitivo e caracterizado por um alto giro de estoques e reduzidas margens de lucros. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, ou ABRAS, o setor varejista de alimentos no Brasil registrou receita bruta de R$ 177 bilhões em 2009, cerca de 5,6% do PIB brasileiro em 2009, e representando um aumento de 14,3% em relação a 2008.
O setor varejista de alimentos no Brasil é altamente fragmentado: as três maiores redes de supermercados representaram, em 2009, apenas 40,4% do setor varejista de alimentos. As maiores empresas deste setor são controladas por sociedades sediadas no exterior. A presença estrangeira no setor varejista de alimentos brasileiro começou com a rede varejista líder na França, o Carrefour, que inaugurou seu primeiro hipermercado em 1975. Nos anos 90, a rede internacional Walmart ingressou também no mercado brasileiro, principalmente por meio da aquisição de redes domésticas de varejo de alimentos, e a competição no setor intensificou-se. Ainda assim, o nível de penetração de supermercados no Brasil, em termos de número de supermercados em relação à população e área total, é estimado ser menor que os níveis dos Estados Unidos da América e de muitos países da Europa Ocidental, tais como França, e de alguns países sul-americanos, como o Chile.
Uma tendência recente no setor varejista de alimentos são grandes redes migrando para formatos menores, tais como bandeiras de vizinhança. Acreditamos que os hipermercados devem aumentar sua participação no mercado de vestuário, mercadorias gerais, produtos eletrônicos, móveis, materiais de construção e outras categorias de produtos não-alimentícios, aproveitando o crescimento de lojas de departamentos e lojas especializadas nesses segmentos no Brasil.
A Companhia acredita que a população brasileira é um fator importante que se reflete no crescimento potencial da