a conquista e colonização espanhola na América
A chegada dos europeus à América representou m acontecimentos sem precedentes na história. As consequências desse acontecimento marcaram a formação de um novo mundo. A colonização espanhola das Américas começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que os encontrará. Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 12 de outubro de 1942, esse continente era habitado por cerca de 80 milhões de pessoas, que estavam organizadas de diferentes maneiras, desde pequenos grupos habitando as florestas tropicais até grandes impérios como o dos incas e dos astecas formados por milhões de pessoas.
Para a população nativa da América, a chegada dos europeus representou uma verdadeira catástrofe. Pelo caminho aberto por Colombo vieram conquistadores ávidos por riquezas, principalmente ouro e prata. Na busca pelo enriquecimento rápido, esses conquistadores deixaram um rastro de devastação e sofrimento. As expedições comandadas por Colombo, deu início ao contato entre povos e culturas bastante diferentes entre si.
A comunicação entre índios e espanhóis era praticamente impossível no início, pois não so as línguas eram estranhas, como o universo cultural de ambos os lados era muito diferente. A solução encontrada pelos conquistadores foi a guerra e a dominação dos índios ( nome dado por Colombo aos povos americanos). A vida das tribos e civilizações indígenas da América foi completamente transformada com a chegada dos conquistadores espanhóis. A superioridade tecnológica dos europeus aterrorizou a todos: o barulho ensurdecedor das armas, o cheiro insuportável da pólvora e os “monstros de quatro patas” ( o cavalo, animal desconhecido pelos povos da América ) causaram grande alvoroço e pavor. Para consolidarem sua dominação nos territórios americanos, os espanhóis tiveram que travar