Prevenção é a melhor medida contra o aumento de casos de roubos e furtos
Região mais violenta do interior do Estado, Vale do Paraíba precisa qualificar a segurança privada
O Vale do Paraíba, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, teve um aumento de quase 13% no número de roubos no primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 5.315 ocorrências na região de janeiro a junho.
Ainda pouco conhecido na região, o tipo de trabalho realizado pelo consultor em segurança David Fernandes já é comum na cidade de São Paulo e ajuda condomínios, residências, indústrias e redes do varejo a se prevenirem contra assaltos, invasões, furtos de estoque e outras ocorrências.
A consultoria elabora um planejamento estratégico de segurança a começar pelo plano de vulnerabilidade e recomendações em que são apresentados os riscos do local e as soluções, sejam elas físicas, tecnológicas ou humanas, que podem ser adotadas como prevenção.
Após esta fase, é criado um projeto de segurança com especificações técnicas e o trabalho continua com acompanhamento total da implementação das ações, incluindo o código de normas, procedimentos de emergência, contingência, indicadores, treinamento de pessoal e resultados.
David Fernandes, que atua há 18 anos na área de segurança, afirma que no Brasil a prevenção de perdas ainda é vista como gasto, mas em países como os Estados Unidos ela é considerada investimento, desde antes da construção do empreendimento ou mesmo na adaptação do mesmo ao contexto atual de segurança. Atuante principalmente em condomínios, loteamentos e indústrias, o consultor acredita que o aumento da criminalidade nesses segmentos acontece pelo amadorismo dos sistemas de segurança, a evolução das organizações criminosas e, em algumas cidades, as operações delegadas nas regiões centrais que estimulam os meliantes a atuarem no perímetro industrial e de condomínios horizontais.
Com seis livros publicados sobre o tema, David Fernandes