A conquista do Império Asteca
Professor: Série:
GRUPO
Nome:
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho vai falar sobre as várias causas que possibilitaram a conquista espanhola sobre a civilização Asteca, que na época dessa conquista, dominavam uma grande área da meso-américa, sendo considerados o povo mais civilizado e poderoso dessa imensa região.
A CONQUISTA DO IMPERIO ASTECA
O fim do império asteca aconteceu devido à superioridade militar dos seus inimigos, pois os espanhóis além de possuir armas diversas, tinham um animal desconhecido na américa : o cavalo.
Quando Cortés desembarcou no México, seus soldados formavam parte de uma maquinaria bélica temível em toda Europa que havia sido forjada nas guerras de Granada, Itália e o norte da África. Cortés bancou a viagem de Vera Cruz a Tenochtitlan, capital do Império asteca. Junto com ele vieram 350 soldados, dos quais uns 40 eram arcabuzeiros e 20 arqueiros para guerrear com os Astecas que contavam com uns 150 índios cubanos como serventes e quase mil índios totonecas na qualidade da artilharia. Mas a maior quantidade não beneficiou o império asteca, pois ao contrário dos espanhóis que eram organizados e estavam acostumados a seguir ordens e um severo regulamento imposto pelos seus chefes, os astecas não tinham disciplina, ou seja , combatiam sem planejamento e o seu armamento estava desenhado mais para ferir e capturar prisioneiros, do que para matar.
Após a vitória de Otumba, Hernán Cortés regressou a Tenochtitlán, e sitiou a cidade disposto a conquistá-la. Construiu uma frota de 13 embarcações e com esses barcos conseguiu romper as defesas astecas e pode atacar a cidade de qualquer ponto.
Para a sorte dos espanhóis, os índios não possuíam defesas contra doenças novas, então foram infectados por várias enfermidades trazidas