A Conjuntura Econômica no Contexto Atual - Pós Crise
A CONJUNTURA ECONOMICA NO CONTEXTO ATUAL – POS CRISE
TÍTULO
ANÁLISE DO PÓS- CRISE 2009
OBJETIVO
O objetivo deste texto é demonstrar de forma sucinta os desdobramentos da crise econômica mundial de 2009.
A origem, as conseqüências e perspectivas que se apresentam para o futuro das nações. Como os países enfrentaram os momentos de turbulência e a forma como foram afetados.
JUSTIFICATIVA
A análise detalhada do assunto pode servir de parâmetro para estudo da administração. As causas da derrocada econômica mundial serviram de alerta para que os mesmos erros não voltem a se repetir no futuro.
Uma economia lastreada em bases frágeis não pode se sustentar em longo prazo e fatalmente culminará em uma catástrofe semelhante ou ate maior que aquela enfrentada pelas nações em 2009.
Aprender com os erros do passado e com a própria história é sinal de sabedoria e avanço.
INTRODUÇÃO
A origem da crise que assolou o mundo em 2008-2009, teve início bem antes, em 2007, com a chamada crise das hipotecas de risco, e se agravou com a quebra do quarto maior banco de investimentos dos USA, Lehman Brothers., que entrou em concordata após afundar-se em dívidas estratosféricas.
Outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes". A crise americana espalhou-se para o resto do mundo como efeito dominó.
Em outubro de 2008, a Alemanha, a França, a Áustria, os Países Baixos e a Itália anunciaram pacotes que somam 1,17 trilhão de euros (US$ 1,58 trilhão /≈R$ 2,76 trilhões) em ajuda ao seus sistemas financeiros. O PIB da Zona do Euro teve uma queda de 1,5% no quarto trimestre de 2008, em relação ao trimestre anterior, a maior contração da história da economia da zona
O fantasma da crise mundial de 1929 voltou a fazer parte do imaginário. Alguns analistas chegaram a levantar a possibilidade de acirramento dos conflitos econômicos internacionais e até a possibilidade de uma “Terceira Guerra