a conciencia uma visao crista
CURSO
Moral fundamental
Tema:
A CONSCIÊNCIA UMA VISÃO CRISTÃ
2014
A CONSCIÊNCIA UMA VISÃO CRISTÃ
AS RAÍZES DA DIGNIDADE HUMANA
Para falar da consciência moral é fundamental a compreensão dela no percorrer da história segundo a ciência, a filosofia, a antropologia e a religião, inserido no contexto social e cultural.
A consciência moral além de ser um tema complexo, delicado e desafiador é um tema que precisa ser compreendido, refletido e aprofundado. Nesse sentido sinto que o autor faz uma apresentação ampla da compreensão da consciência moral segundo as diferentes visões teológicas e as diferentes disciplinas-autores:
“A consciência é percebida como instancia da inteligência, de decisão e de controle ao mesmo tempo” (Demmer); “A consciência é um ato do nosso intelecto prático” (Garcia de Haro); “A consciência é uma força dinâmica presente na vontade e no intelecto, porque ambas se enraízam nas zonas mais profundas de nossa vida psíquica e espiritual” (Haring).
Nessa gama de explicações é oportuna a declaração universal dos direitos humanos, pois deixa claras a igualdade das pessoas além das diferenças sociais, raciais, etc.: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
A partir desses aportes podemos dizer que a consciência moral abarca a integridade da pessoa: a autenticidade de seu existir-viver e do seu decidir-agir, tendo como característica fundamental a liberdade. Na experiência moral, o sentido e os valores entram em diálogo com as normas, a intencionalidade com as exigências da história, o eu com os apelos e as necessidades dos outros. Então a consciência é a interioridade imperativa que exige e fundamenta a liberdade da pessoa, isto é, que a maturidade moral da pessoa não é redutível somente ao resultado da genética,